Tecnologia de videoconferência no mundo de hoje

Acer Aspire 3004WLCi - Uma revisão rápida


Recentemente, descobri que precisava de um novo laptop. Com um orçamento apertado e necessidades moderadas, eu sabia que não seria fácil encontrar um produto que fizesse o que eu queria e ainda estivesse na minha faixa de preço.


Como um técnico de rede e um Web Designer, eu precisava de uma máquina que tivesse armazenamento suficiente para armazenar todos os meus softwares, projetos para meus clientes e ainda ser capaz de lidar com um backup temporário ocasional do sistema operacional da máquina de um cliente. O candidato qualificado também precisava ter uma quantidade decente de RAM e um processador razoavelmente rápido para acompanhar as demandas de multitarefa e usar o Studio MX '04 diariamente.


No início, verifiquei os sites de leilão, os pontos de venda reformados e os depósitos de atacado. Encontrei alguns bons negócios por menos de $ 500, mas nada que pudesse lidar com a carga de processamento que o Studio MX 2004 colocaria nele. A máquina média tinha 256 MB de RAM PC133, um disco rígido de 20 GB e um processador Pentium de 1,0 GHz. Não é muito ruim para uma máquina de aluno, mas para o serviço diário nos campos em que trabalho, nem de longe o espaço ou energia suficiente para atender às minhas demandas.


Eu rapidamente percebi que um novo laptop seria necessário para atender às minhas necessidades. Percebendo que a maioria dos laptops decentes custa mais de US $ 1.000, eu não esperava muito quando comecei a comprar. No entanto, para minha surpresa, uma rede de varejo local tinha uma corrida especial no Acer Aspire 3004WLCi por $ 600 após um desconto de $ 150. Esse era o limite máximo do meu orçamento, mas as especificações eram muito mais do que eu pensei que encontraria nesta faixa de preço.


Especificações rápidas:

AMD Mobile Sempron 3100+ (1,8 GHz) com cache L2 de 256K

512 MB DDR333 SODIM RAM (expansível até 2 GB)

60 GB de disco rígido a 4200 rpm

15.4 Monitor WXGA Wide Screen

Unidade combinada CD-RW / DVD-ROM

3 portas USB 2.0 (1 frontal / 2 laterais)

Conectores frontais de áudio / microfone

Microfone / alto-falantes integrados

Controlador de áudio integrado

Controlador de vídeo integrado (até 128 MB compartilhados)

Modem de dados / fax de 56 Kbps integrado

NIC Ethernet 802.3 10/100 integrada

Wi-Fi 802.11b / g integrado

Resolução máxima da tela: 1280 x 800

Resolução máxima do monitor externo: 2048 x 1536

Um slot PCMCIA tipo II

Adaptador de alimentação CA / bateria de íon de lítio de 4 células

1,5 "Alt x 14,3" L x 11 "D / 6,2 lb. Com bateria

Microsoft Windows XP Home SP2


OK, antes de entrar nos prós e contras deste sistema, deixe-me dizer o seguinte ... Como técnico de rede, sou um pouco estranho para os produtos Acer. Já os vi antes, mas nunca os usei. Em um setor dominado por Dells e HPs, a Acer me parecia mais uma "marca fora do comum". Com isso em mente, eu não esperava muito pelo meu dinheiro. Felizmente, não fiquei desapontado, mas também não estava totalmente errado.


Além disso, é importante notar que antes de usar esta máquina, o XP Home foi destruído em favor do XP Professional SP2 e eu examinei o sistema e realizei vários pequenos ajustes de desempenho de software no sistema operacional; tudo isso pode ser executado usando os utilitários nativos do Windows XP Pro.


Prós:

O Acer Aspire 3004 WLCi é um sistema razoavelmente poderoso por US $ 600. Mesmo com os US $ 750 originais, esse sistema é difícil de bater no departamento de desempenho. O processador Sempron 3100+ é surpreendentemente rápido e capaz. Funcionava com Dreamweaver MX 2004, Fireworks MX 2004, Microsoft Word 2003, Microsoft OneNote 2003, Firefox 1.5, Internet Explorer 6.0, Opera 8.5, Resize Browser, CPick, Java JRE, NOD32 Anti-Virus, Hotmail Popper e vários serviços de sistema e utilitários menores em execução em segundo plano simultaneamente e não reclamaram ou produziram picos inaceitáveis de uso sustentado da CPU. Isso se deve em parte aos generosos e rápidos 512 MB de RAM DDR333, mas mesmo assim, o processador surpreendeu este usuário AMD de longa data.


O disco rígido de 60 GB oferece uma ampla quantidade de armazenamento para usuários comuns. Ele está na extremidade inferior de minhas necessidades, mas é suficientemente grande para lidar com todo o meu software instalado, mais de 12 GB de software de serviço necessário para chamadas de serviço, todos os meus projetos de cliente e ainda tem espaço suficiente para acomodar facilmente um cliente de 20 GB backup do sistema.


Além disso, este sistema tem um controlador WiFi Broadcom muito bom. Na minha casa geminada de 3 andares, que possui excelente isolamento, este sistema pode ser usado em qualquer lugar da minha casa com um sinal de "Muito Bom" a "Excelente".


O sistema é ergonomicamente disposto. Tenho mãos bastante grandes, e a maioria dos laptops modernos são pequenos demais para que eu possa usar por um longo período de tempo de forma realista. Normalmente, em 20 ou 30 minutos, meus pulsos e mãos começam a doer de tentar manter uma posição nada natural para digitar os documentos nos quais estou trabalhando. Não é assim com a série Aspire 3000. Esses laptops têm um chassi relativamente grande com um teclado que é quase perfeito para alguém com mãos grandes. Na verdade, descobri que posso digitar quase tão rápido (cerca de 35wpm) neste laptop quanto no meu sistema de desktop que tem um teclado ergonômico dividido (40wpm).


Contras: 

Se você está procurando um sistema multimídia, ou se planeja fazer jogos com muitos gráficos, continue procurando; este sistema não é para você. Mesmo com a tela widescreen WXGA, esta máquina não é adequada para assistir DVDs. O controlador de vídeo integrado é apenas aceitável e o monitor requer muito "mexer" para encontrar a posição "certa" para visualização. Além disso, o brilho na tela desta unidade é terrível. Descobri que, na maioria das salas bem iluminadas, passo mais tempo forçando os olhos para ver além do meu próprio reflexo. Além disso, o ângulo de visão não impressiona. Se você tentar ver a tela de qualquer coisa maior que 15 graus em qualquer direção, você está vendo uma variação desbotada ou negativa do original. Nunca fui um grande fã de LCD. Sempre achei que um CRT de alta qualidade sempre ficava melhor, mas essa tela lembra mais um LCD de três anos atrás do que um produto novo.


Os controladores de áudio e vídeo integrados também são um ponto dolorido. Sempre preferi controladores de expansão a controladores integrados, mas nesta faixa de preço, eu sabia que ficaria preso com a qualidade mais ou menos de um controlador integrado. Nenhuma surpresa aqui. Como de costume, a qualidade e o desempenho são inferiores aos desses controladores, mas para minhas necessidades, eles fazem o trabalho. No entanto, se você planeja ouvir qualquer reprodução de áudio nesta máquina, é melhor levar um conjunto de fones de ouvido de qualidade. Os minúsculos alto-falantes desta máquina têm um som terrível. Novamente, nenhuma grande surpresa.


Agora, sobre a vida útil da bateria. Não sei quem foi o encarregado de definir esse aspecto dessa máquina, mas eles precisam de um check-up do pescoço para cima. O desempenho da bateria nesta máquina é absolutamente inaceitável. A menos que você ajuste o sistema para baixo de forma significativa, é muito difícil espremer mais de uma hora de tempo útil real da vida útil da bateria deste sistema. O fabricante afirma que funcionará por 1,5 horas com a bateria. Nunca consegui sair mais de uma hora da unidade. Nos dias de hoje, isso não é aceitável. Felizmente, existem muito poucas ocasiões em que preciso usar este sistema quando não estou perto de uma tomada elétrica.


Minha única outra reclamação importante é a falta de capacidade de expansão deste sistema. Você obtém dois slots de cartão de memória SODIM (preenchidos com stick de 256 MB x 2 de fábrica), três portas USB 2.0 e um slot PCMCIA Tipo II nesta máquina, e é isso. Sem recursos de expansão interna, sem firewire, sem conexões seriais ou paralelas e você não pode trocar a unidade combo facilmente. Dada a faixa de preço deste sistema, não estou realmente surpreso, mas estou um pouco decepcionado. Felizmente, há uma abundância de adaptadores USB disponíveis que me permitem fazer o que for necessário.


Resumo:

Se você precisa apenas de um sistema básico para tarefas relacionadas ao trabalho ou à escola, o Acer Aspire 3004WLCi tem um desempenho sólido que pode lidar com o uso médio com facilidade. Eu definitivamente recomendaria esta unidade para estudantes universitários ou profissionais em viagem que precisam de um laptop barato e fácil de usar, mas que não planejam usar seu laptop com baterias com muita frequência ou que não pretendem jogar muitos jogos ou filmes. Para os consumidores preocupados com o preço, este sistema definitivamente vale o dinheiro. Na minha humilde opinião, você recebe mais do que paga, mas não muito.