Por que desfragmentamos o disco rígido?

O que é desfragmentação? 

A desfragmentação é um processo feito em um disco rígido para melhorar o desempenho e recuperar algum espaço em disco perdido. A desfragmentação é uma parte essencial da manutenção de um PC, pois mantém todos os dados do disco rígido em uma ordem de fácil leitura. Se um disco rígido for deixado sem desfragmentação, com o tempo o disco começará a perder desempenho e também reduzirá lentamente a capacidade disponível para dados. Como você saberá, se o disco rígido estiver lento, isso afetará o desempenho do resto do sistema, em todos os aplicativos e especialmente em jogos, onde a taxa de quadros é importante.


Como a desfragmentação melhora o desempenho?

Ao desfragmentar o disco rígido, você reorganiza a ordem em que os dados são armazenados na unidade. O PC organizará os dados de forma que os dados que pertencem uns aos outros e precisam ser lidos juntos sejam realmente colocados no mesmo lugar na unidade. A questão óbvia aqui é por que o PC não armazena os dados da maneira correta em primeiro lugar? Em uma situação ideal (como um disco vazio), o PC faria isso como primeira opção. No entanto, com a quantidade de dados sendo excluídos e gravados no disco a cada segundo em que o PC está ligado, não é de se admirar que os dados não possam ser armazenados juntos.


Vamos dar uma olhada em um exemplo. Digamos que você grave 3 arquivos em um disco, todos com 10 MB de tamanho, os dados estariam todos em uma linha, a cada bloco de 10 MB após o outro. É assim que o seu PC prefere armazenar os dados para desempenho máximo. É lógico que é assim que você gostaria que ele também fosse armazenado, caso precisasse pesquisar os dados. Mas agora, digamos que você decida excluir o arquivo do meio, já que ele não tem mais nenhuma utilidade para você. Agora você tem uma lacuna entre seus arquivos.


Digamos que desta vez você escreva um arquivo de 15 MB. Este arquivo será gravado nos primeiros 10 MB de espaço e os 5 MB restantes adicionados ao backend do espaço livre. Como você pode imaginar, com os milhões de arquivos sendo gravados e excluídos do disco todos os dias, sem falar nos arquivos temporários que o Windows usa com freqüência, não é difícil imaginar o estado em que seu disco rígido pode estar após meses de uso. Após uma desfragmentação neste exemplo simples, seu PC reorganizaria o disco para ficar da seguinte maneira.


Quando os arquivos ou mesmo grupos de arquivos que pertencem juntos são armazenados um ao lado do outro, o PC tem muito mais facilidade para localizar os dados e as cabeças do disco não precisam viajar para diferentes partes do disco para recuperar os dados necessários. Isso obviamente acelera o desempenho dos discos e, por sua vez, aumenta o desempenho geral do sistema. É claro que existem níveis de ganhos de desempenho. Torna-se mais insignificante à medida que você muda para discos rígidos mais rápidos com grandes buffers de memória para compensar a fragmentação do arquivo, no entanto, eu não ignoraria o problema da fragmentação, não é preciso muito esforço para desfragmentar seu disco de vez em quando


Como a desfragmentação aumenta o espaço em disco?

A desfragmentação simplesmente não cria nenhum espaço livre no disco rígido. Quando você olha os gráficos que os programas de desfragmentação mostram, pode parecer que o disco parece ter mais espaço, mas tudo o que você está fazendo é mover dados para não remover nenhum. Qualquer ganho de espaço em disco é insignificante e é causado quando o programa de desfragmentação reúne metade dos clusters de dados. Os clusters podem conter vários arquivos, mas se não forem preenchidos, o próximo arquivo será iniciado no próximo cluster. Se um arquivo for quebrado em pedaços ao redor do disco e desfragmentar, pode colocar o arquivo de volta em um único cluster, ou apenas salvar um cluster em algum lugar, uma pequena quantidade de espaço será liberada.


Desfragmentação avançada

Alguns softwares de desfragmentação podem ir um pouco além de apenas classificar seus arquivos para que fiquem todos juntos. Programas como o Norton Speed Disk também podem classificar seus conjuntos inteiros de arquivos e programas na ordem em que são usados. Por exemplo, pode ser definido para que o seu arquivo de troca do Windows esteja na parte mais rápida do disco, seguido por jogos e aplicativos mais usados que também precisam da parte mais rápida do disco rígido., Em seguida, documentos etc e aplicativos raramente usados podem ser colocados na parte de trás do disco., Isso dá a prioridade de acesso de velocidade aos aplicativos que mais precisam. Novamente, isso pode ser apenas um pequeno aumento no desempenho, mas cada pequena ajuda.


Software a ser usado para desfragmentação

Você ficará satisfeito em saber que o Windows vem com um programa de desfragmentação adequado que todos podem usar. Existem também alguns outros softwares para um uso mais específico. O disco Norton Speed é uma opção no mercado que vem como parte do Norton Utilities e Norton Systemworks. Fazer uma pesquisa no software Defrag em seu mecanismo de pesquisa favorito lhe dará algumas opções de software grátis para usar e pagar.